Você acha que a arte de desenhar é um dom ou é alguma coisa que deve ser aprendido?

Esse é um objeto controverso! Uns defendem que certas habilidades são inatas, da própria natureza ou genética do sujeito. Outros acreditam que habilidades podem ser adquiridas com estágio treinos constantes.

Que das duas hipóteses vai estar correta? Você acha que traçar é um dom ou não?

O mito do gênio

É inconcusso que há raça cujas habilidades se mostram presentes a partir de cedo. Uma tendência, uma facilidade acompanhada de paixão por alguma coisa. São esses os “gênios”, com capacidades que se destacam da aglomeração.

Porém essa teoria de “gênio” já carrega número reduzido de preconceitos que não correspondem à veras. Porém essas pessoas têm é a paixão a curiosidade por determinado objeto, são tomados de um libido incansável de aprender submergir tal atividade.

A jornada destes “gênios” não é atrás de glória ou grana. São acompanhadas de um prazer único por estarem fazendo alguma coisa que amam, que refletem sua personalidade personalidade. Logo o prêmio não está no final, porém na trajetória. O fácil ato de fazer traz a satisfação que os sustenta firmes em seus propósitos.

Desta forma, percebe-se que a persistência se faz mas essencial que o talento, porque uma mente interessada motivada se mostra incansável em sua procura. Seu trabalho sua vida são partes de si, caminham juntos. Essa vocação norteia suas ações os levam a atingir níveis inimagináveis, ainda que para isso, ligeiro anos ou muitos anos.

Desenhar: uma habilidade a ser aprendida

O esboço realista não é alguma coisa mágico ou que dependa de qualquer “dom”.
Para se desenvolver nesse espaço é necessário paixão, mandamento disciplina, tudo escoltado de muita prática.

O entrave é que, nos deparamos com qualquer estilo de estampa que nos impressiona, nossa mente velozmente recorre ao “mito do dom”.
Pensamos: ah, isso é para quem já nasce com talento! Se bem se eu estudar ou fazer curso, nunca prosseguirei aprender!
É nem mais nem menos nessa tempo que vários nem ousam tentar aprender…

Assim sendo, uma das primeiras coisas que precisa permanecer muito clara é que a arte de traçar deve ser desenvolvida por persona!

A prática leva à sublimidade

Em nossa lida de ensino com alunos nos deparamos com situações vemos pessoas que nos traz a fé de que o trabalho rígido supera o talento.

Alunos que, a princípio não desenham , ou que apresentam certa complexidade. nada obstante não desistem! Trabalham ininterruptamente apresentam uma evolução metódico, se bem que mínima, sendo que qualquer tempo depois já estão fazendo desenhos fabulosos.

Tudo está na predisposição mental. Uma alma reptante move montanhas, uma pedrinha de qualquer vez, porque não se espanta com a imensidão de trabalho pela frente, porque no próprio trabalho em si já está o prazer. Tudo se resume em uma paixão que lhe faz crer se destinar.

Se você se identifica com esse anjo provocador, a estampa realista é sim para você!

Veja isso:

Entendendo a Arte de Cantar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.